A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma enfermidade que já atinge um número expressivo de brasileiros.
Ela consiste no retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, causando ou não lesão em sua mucosa e sintomas.
O esôfago é um órgão tubular responsável por conduzir por meio de contrações coordenadas o alimento da boca ao estômago. A mucosa do esôfago não é preparada para a exposição continuada de conteúdo ácido proveniente do estômago, ou em menor frequência de conteúdo biliar proveniente das primeiras porções do intestino delgado. Os sintomas e lesões decorrem dessa exposição excessiva.
Pacientes acometidos pela DRGE podem apresentar sintomas esofágicos como pirose ou “queimação atrás do peito” ou “queimação retro-esternal”, regurgitação líquida ou alimentar, sensação de desconforto retro-esternal e gosto ruim na boca. E ainda, sintomas extra-esofágicos como irritação na garganta, tosse seca, rouquidão e pigarro.
Em alguns casos a DRGE pode levar a quadros de broncoespasmo e chiado no peito, como na asma brônquica.
O diagnóstico é firmado por exames como a Endoscopia Digestiva Alta, a Manometria esofágica e a pHmetria esofágica de 24 horas com 1 ou 2 canais.
Uma vez feito o diagnóstico é imperativo a mudança de hábitos de vida, evitando alimentos como café, chocolate, extrato de tomate, pimenta, sucos cítricos, refrigerantes, alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, dentre outros. Beber líquidos durante as refeições e se deitar após as refeições são hábitos que devem ser evitados. O tabagismo deve ser interrompido.
O tratamento é indicado com uso de medicamentos que inibem a produção de ácido pelas células do estômago associado a medicamentos procinéticos. E em alguns casos pode ser necessário o tratamento cirúrgico.
Não deixe de visitar seu médico especialista em Gastroenterologia em caso de sintomas, pois a DRGE, se não tratada, pode evoluir para doenças graves como Úlceras Esofágicas, Estenoses Esofágicas, Esôfago de Barret e o Câncer de Esôfago (Adenocarcinoma).
Conheça sua doença
Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
Autor
Dr. Rodrigo Oliveira Ximenes
Gastroenterologia, Endoscopia - CRM-GO 11.526
Aperfeiçoamento em Endoscopia Digestiva na Universidade de Kobe - Japão.
Título de especialista em Endoscopia (SOBED) e Gastroenterologia (FBG).
Mestrado em Ciências da Saúde pela UFG.