pHmetria

O IGM possui uma estrutura física de alto padrão, equipamentos modernos e uma equipe com excelente formação pronta para atendê-lo. Em nosso serviço, cada detalhe foi cuidadosamente planejado para garantir o seu conforto e a sua segurança. Agende a sua pHmetria no IGM!

Ligue: (62) 3998-9151.

  • O que é pHmetria?

    A pHmetria é um exame capaz de medir a acidez no esôfago, detectando o refluxo do conteúdo do estômago (que é ácido) para o esôfago. O exame de pHmetria é indicado para o diagnóstico ou acompanhamento do tratamento da doença do refluxo gastroesofágico. Este exame é particularmente útil quando, apesar do paciente ter sintomas típicos de refluxo, a endoscopia digestiva alta é normal. Pode ser útil também nos casos de manifestações da doença do refluxo em outros órgãos (rouquidão, pigarro, tosse) ou quando o tratamento não está tendo o resultado esperado.

  • O que devo fazer antes da pHmetria?

    Para realizar a pHmetria, você deve ficar em jejum por pelo menos 4 horas. Isto é necessário porque durante a introdução da sonda até o estômago para o exame, você poderá ter náuseas e vômitos. Por isso, o estômago deve estar vazio na hora de iniciar o exame.

  • Posso tomar minhas medicações habituais antes da pHmetria?

    Para realizar a pHmetria, alguns medicamentos deverão ser suspensos, exceto se o seu médico orientar o contrário.

    - Omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol e esomeprazol: devem ser suspensos 10 dias antes do exame;

    - Cimetidina, ranitidina e famotidina: devem ser suspensos 3 dias antes do exame;

    - Antiácidos (Mylanta plus, Maalox plus, Kolantyl, etc.): devem ser suspensos 24 horas antes do exame;

    - Bromoprida, Metoclopramida, Domperidona: devem ser suspensos 24 horas antes do exame. 

  • O que acontece durante a pHmetria?

    O exame é realizado da seguinte maneira: uma sonda fina é introduzida pelo nariz até a região correta do esôfago, que é localizada previamente pela manometria esofágica. A sonda é fixada ao rosto com um esparadrapo e conectada a um monitor que ficará preso a um cinto. É ainda colocado um eletrodo no tórax, que também é conectado ao monitor. O tempo do exame é de 24 horas, tempo durante o qual você poderá realizar quase todas as suas atividades normalmente. Após este período, você deverá voltar ao IGM para que a sonda seja retirada e os dados gravados no monitor sejam lidos e interpretados pelo médico.

    As atividades que não podem ser realizadas enquanto você estiver com o aparelho são: banho de chuveiro, mergulho (o aparelho não pode ser molhado), passar por detector de metais, ficar a menos de 1 metro de distância de forno de micro-ondas em funcionamento e comer frutas cítricas ou beber suco de frutas cítricas.

    Enquanto você estiver com a sonda, deverá registrar os seguintes dados: alimentação, bebidas, medicamentos, mudança de posição (deitado/em pé) e sintomas que porventura surjam, tais como azia, queimação, vômitos, regurgitação, tosse, dor no peito e chiado no peito. É importante que você anote os horários em que cada fato aconteceu de acordo com o relógio do monitor. De preferência, acerte seu relógio com a hora do monitor, para evitar manusear o aparelho.

  • Quais os riscos da pHmetria?

    Os riscos da manometria são mínimos. Podem ocorrer leve dor no nariz ou na garganta durante a introdução da sonda, além de náuseas e tosse. Há chance da sonda entrar na laringe (via respiratória) em vez de ir para o esôfago, situação na qual ela será imediatamente retirada.